App
O cartão Navegante é um cartão pessoal e intransmissível, dotado de tecnologia sem contacto, aceite pelos operadores de transporte da Área Metropolitana de Lisboa.
Ideal para utilizadores frequentes dos transportes público, este cartão permite o carregamento de títulos mensais próprios de cada operador, multimodais e combinados.
Pode ser usado em alguns parques de estacionamento de automóveis e de bicicletas.
Ter o cartão navegante® é agora ainda mais fácil, pois pode comprá-lo online e recebe-lo em casa.
Modalidades: Normal, Estudante (Sub 18 e Sub 23), Jovem, 3ª Idade (Navegante + 65), Reformado/Pensionista, Social+, Antigo Combatente.
A App navegante, que permite carregar passes e consultar o conteúdo do cartão navegante®, está disponível nas stores iOS e Android.
Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa
Desde 1 de agosto de 2024, a nova loja online navegante® passou a permitir ao utilizador adquirir o cartão navegante® e solicitar a entrega em casa, deixando de ser obrigatório deslocar-se para conseguir o seu cartão.
Como funciona?
Acesso Fácil: https://loja.navegante.pt/
Escolha o cartão: opte pela imagem habitual ou pela edição comemorativa dos 5 anos.
Formulário Simples: Preencha um breve formulário.
Faça o upload dos documentos exigidos e da fotografia para o cartão personalizado (45mm x 35mm).
Pagamento rápido: pague com MB WAY ou cartão de crédito.
Até 7 dias úteis, o cartão será entregue na morada indicada.
O carregamento mensal do cartão continua a ser uma tarefa simples e prática através da App navegante®, eliminando a necessidade de deslocações adicionais.
Geral
Específica Reformados/Pensionistas
Específica Estudantes (Sub 18 e Sub 23)
Específica Social+
Específica Família
Preencher a requisição Navegante Família e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.
Caso existam beneficiários maiores de 18 anos deve ser entregue a Declaração de Representação (deve gravar, preencher e imprimir) para cada membro do agregado.
A entrega do Requerimento de acesso ao navegante família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.
Disponível nas bilheteiras da Estação de Lisboa Santa Apolónia nos dias úteis das 06h00-22h00.
O cartão Navegante pode ser solicitado em qualquer posto de venda da CP, da Carris, do Metro, da Fertagus e da Transtejo (exceto o Navegante Jovem, produto exclusivo da CP).
Pode ainda ser solicitado nos espaços navegante da Carris Metropolitana, pontos Navegante e na nova loja online navegante® que permite ao utilizador adquirir o cartão navegante e solicitar a entrega em casa.
Preço:
Consulte os horários das bilheteiras CP na Linha de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado.
Poderá efetuar o carregamento do seu cartão navegante® personalizado nos seguintes locais:
Pode ser feito diretamente na App navegante®.
A App navegante® passou a disponibilizar a funcionalidade que permite ativar o acesso ao desconto para os estudantes e realizar o carregamento com validade prolongada, deixando de ser necessário carregar o passe todos os meses.
Também é possível atualizar os dados pessoais e submeter a declaração de matrícula através da App.
O carregamento da gratuitidade do passe só se faz uma vez até aos 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (o cartão navegante® tem uma validade de 5 anos).
Basta Instalar a App navegante® e acionar o botão que diz ’Prolongar gratuitidade jovem’. Feito isso, basta fazer o primeiro, e único, carregamento com o título ‘navegante® metropolitano gratuito até 19 anos’.
Para quem tem mais de 19 anos é necessário apresentar um comprovativo de matrícula, mas a apresentação da prova de matrícula também se faz agora de forma mais ágil através da App navegante®.
Atualize os seus dados através da App navegante® e basta um primeiro, e único, carregamento na App com o título ‘navegante® metropolitano gratuito até setembro’, e fica válido durante um ano inteiro (até setembro do ano seguinte).
A atualização dos dados também pode ser efetuada através do telefone: 218 206 050.
O serviço VIVA GO consiste numa solução inovadora de pagamento de transporte, associando um cartão Navegante a uma modalidade de pós-pagamento através de uma conta bancária.
Para aceder a este serviço, terá apenas que se dirigir a uma caixa ATM e associar o seu cartão Navegante ao seu cartão bancário. Deverá selecionar a opção VIVA GO, disponível no menu “transportes”.
O serviço VIVA GO pode ser utilizado nos operadores de transporte CP, Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Soflusa e Trantejo e permite que se paguem as viagens, à medida da sua utilização. Na CP, cada utilização terá o custo de 2,00 €.
Antes de embarcar, deverá sempre validar o Cartão Navegante nos equipamentos próprios das estações (validadores ou portas de controlo de acesso).
Saiba mais em portalviva.pt e multibanco.pt/vivago
O navegante tem um novo produto dedicado à mobilidade corporativa que evolui agora com o lançamento de uma App exclusiva para empresas, uma novidade que vai tornar ainda mais fácil a vida das empresas e dos seus trabalhadores.
Com esta nova app, o processo de carregar o passe fica ainda mais simples: as empresas podem agora fazer isso diretamente pela aplicação, com faturação em diferido e acesso a benefícios fiscais.
Para saber mais e acompanhar as novidades, visite comportamentosustentavel.pt ou ligue para o 218 291 500.
Com a nova App navegante® Empresas, mobilidade e sustentabilidade andam de mãos dadas rumo a um futuro mais verde.
Com o objetivo de se conseguir a neutralidade em carbono até 2030 para a cidade de Lisboa, foi lançada uma medida promotora de sustentabilidade com o cartão navegante®, que concede gratuitidade em Parques de estacionamento.
Que parques são abrangidos?
Numa primeira fase:
Como ter acesso gratuito?
Na primeira utilização, o titular do Cartão navegante® previamente carregado com passe válido, deve dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para registar o respetivo cartão no sistema, preenchendo um formulário.
Bastará preencher o formulário de adesão uma única vez.
Como renovar o acesso?
No início de cada mês, será necessário renovar o direito de acesso gratuito ao Parque navegante®, devendo comprovar que tem passe válido para o mês em questão. Para tal, deverá dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para validar o carregamento mensal.
Como posso comprovar que tenho o passe carregado?
O utilizador deverá descarregar a App navegante® e ler o cartão, comprovando que tem título válido para aquele mês.
Horário
Os utilizadores do Cartão navegante® que tenham passe navegante® válido podem permanecer gratuitamente nos estacionamentos referenciados 7 dias por semana durante o período compreendido entre as 7h30 e as 21h00. Fora deste período, será cobrado o valor de tabela.
Mais informações no site Navegante
O cartão Navegante tem uma garantia de 2 anos, a partir da data de emissão, contra avarias elétricas e defeitos de fabrico.
Poderá solicitar uma guia de substituição nos Gabinetes de Apoio ao Cliente situados nas Estações do Rossio e Cais do Sodré, se estiverem reunidas as seguintes condições:
Avaria
Extravio