Cartão recarregável Navegante

O seu cartão para todos os dias.

O cartão Navegante é um cartão pessoal e intransmissível, dotado de tecnologia sem contacto, aceite pelos operadores de transporte da Área Metropolitana de Lisboa. 

Ideal para utilizadores frequentes dos transportes público, este cartão permite o carregamento de títulos mensais próprios de cada operador, multimodais e combinados.

Pode ser usado em alguns parques de estacionamento de automóveis e de bicicletas.

Ter o cartão navegante® é agora ainda mais fácil, pois pode comprá-lo online e recebe-lo em casa.

Modalidades: Normal, Estudante (Sub 18 e Sub 23), Jovem, 3ª Idade (Navegante + 65), Reformado/Pensionista, Social+, Antigo Combatente.

A App navegante, que permite carregar passes e consultar o conteúdo do cartão navegante®, está disponível nas stores iOS e Android.

 

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa

Desde 1 de agosto de 2024, a nova loja online navegante® passou a permitir ao utilizador adquirir o cartão navegante® e solicitar a entrega em casa, deixando de ser obrigatório deslocar-se para conseguir o seu cartão.

Como funciona?

Acesso Fácil: https://loja.navegante.pt/

Escolha o cartão: opte pela imagem habitual ou pela edição comemorativa dos 5 anos.

Formulário Simples: Preencha um breve formulário.

Faça o upload dos documentos exigidos e da fotografia para o cartão personalizado (45mm x 35mm).

Pagamento rápido: pague com MB WAY ou cartão de crédito.

Até 7 dias úteis, o cartão será entregue na morada indicada.

O carregamento mensal do cartão continua a ser uma tarefa simples e prática através da App navegante®, eliminando a necessidade de deslocações adicionais. 

Geral

  • Requisição devidamente preenchida.
  • Cartão de Cidadão, BI (cidadãos da UE), Passaporte, Carta de Condução (cidadãos nacionais) ou Autorização de Residência.
  • Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros – salvo em situações específicas devidamente fundamentadas.

Específica Reformados/Pensionistas

  • Impresso próprio com composição do agregado familiar, devidamente comprovado pela Junta de Freguesia da residência.
  • Impresso próprio com o valor dos rendimentos do agregado familiar, devidamente comprovados pela respetiva repartição de finanças (este valor também poderá ser comprovado através de cópia da declaração de IRS ou de declaração autónoma da repartição de finanças). O rendimento anual do agregado familiar terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo mensal, a multiplicar por 14.
  • Original e fotocópia do documento comprovativo do valor de reforma ou pensão, emitido pela Caixa Geral de Aposentações ou Caixa Nacional de Pensões.

Específica  Estudantes (Sub 18 e Sub 23)

Específica Social+

Específica Família

Preencher a requisição Navegante Família e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.
Caso existam beneficiários maiores de 18 anos deve ser entregue a  Declaração de Representação  (deve gravar, preencher e imprimir) para cada membro do agregado. 

A entrega do Requerimento de acesso ao navegante família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.

Disponível nas bilheteiras da Estação de Lisboa Santa Apolónia nos dias úteis das  06h00-22h00.

  • O prazo de entrega do cartão é de 24 horas, no dia útil seguinte ao pedido.
  • Custo Cartão Navegante - Emissão urgente – 12,00 €
  • Cartão Navegante - perfis Sub 18 e Sub 23 - Emissão urgente – 6,00 €

O cartão Navegante pode ser solicitado em qualquer posto de venda da CP, da Carris, do Metro, da Fertagus e da Transtejo (exceto o Navegante Jovem, produto exclusivo da CP).

Pode ainda ser solicitado nos espaços navegante da Carris Metropolitana, pontos Navegante e na nova loja online navegante® que permite ao utilizador adquirir o cartão navegante e solicitar a entrega em casa.  

Preço:

  • custo do Cartão Normal, Jovem, Reformado/Pensionista e 3ª Idade - 7,00 €;
  • custo do Cartão para Jovem Estudante (Sub 18 e Sub 23) - 3,50 €;
  • prazo de entrega: 10 dias úteis.

Consulte os horários das bilheteiras CP na Linha de Sintra/AzambujaCascais e Sado.

Poderá efetuar o carregamento do seu cartão navegante® personalizado nos seguintes locais:

  • App navegante® - Disponível para iOS e Android, permite, numa primeira fase, carregar passes, verificar o conteúdo do cartão navegante® e aceder a informação útil sobre transportes.
  • Multibanco
  • Bilheteiras dos Operadores de Transporte
  • Máquinas de venda automática da CP, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Transtejo/Soflusa e Fertagus

Pode ser feito diretamente na App navegante®.

A App navegante® passou a disponibilizar a funcionalidade que permite ativar o acesso ao desconto para os estudantes e realizar o carregamento com validade prolongada, deixando de ser necessário carregar o passe todos os meses.

Também é possível atualizar os dados pessoais e submeter a declaração de matrícula através da App.

  • Estudantes e jovens com menos de 19 anos

O carregamento da gratuitidade do passe só se faz uma vez até aos 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (o cartão navegante® tem uma validade de 5 anos).

Basta Instalar a App navegante® e acionar o botão que diz ’Prolongar gratuitidade jovem’. Feito isso, basta fazer o primeiro, e único, carregamento com o título ‘navegante® metropolitano gratuito até 19 anos’.

  • Estudantes entre 19 e 23 anos (inclusive).

Para quem tem mais de 19 anos é necessário apresentar um comprovativo de matrícula, mas a apresentação da prova de matrícula também se faz agora de forma mais ágil através da App navegante®.

Atualize os seus dados através da App navegante® e basta um primeiro, e único, carregamento na App com o título ‘navegante® metropolitano gratuito até setembro’, e fica válido durante um ano inteiro (até setembro do ano seguinte).

A atualização dos dados também pode ser efetuada através do telefone: 218 206 050. 

O serviço VIVA GO consiste numa solução inovadora de pagamento de transporte, associando um cartão Navegante a uma modalidade de pós-pagamento através de uma conta bancária.

Para aceder a este serviço, terá apenas que se dirigir a uma caixa ATM e associar o seu cartão Navegante ao seu cartão bancário. Deverá selecionar a opção VIVA GO, disponível no menu “transportes”.

O serviço VIVA GO pode ser utilizado nos operadores de transporte CP, Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Soflusa e Trantejo e permite que se paguem as viagens, à medida da sua utilização. Na CP, cada utilização terá o custo de 2,00 €.

Antes de embarcar, deverá sempre validar o Cartão Navegante nos equipamentos próprios das estações (validadores ou portas de controlo de acesso).

Saiba mais em portalviva.pt e multibanco.pt/vivago

O navegante tem um novo produto dedicado à mobilidade corporativa que evolui agora com o lançamento de uma App exclusiva para empresas, uma novidade que vai tornar ainda mais fácil a vida das empresas e dos seus trabalhadores.

Com esta nova app, o processo de carregar o passe fica ainda mais simples: as empresas podem agora fazer isso diretamente pela aplicação, com faturação em diferido e acesso a benefícios fiscais.

Para saber mais e acompanhar as novidades, visite comportamentosustentavel.pt ou ligue para o 218 291 500.

Com a nova App navegante® Empresas, mobilidade e sustentabilidade andam de mãos dadas rumo a um futuro mais verde.

Com o objetivo de se conseguir a neutralidade em carbono até 2030 para a cidade de Lisboa, foi lançada uma medida promotora de sustentabilidade com o cartão navegante®, que concede gratuitidade em Parques de estacionamento.

Que parques são abrangidos?

Numa primeira fase:

  • Estacionamento do Colégio Militar | 415 lugares
  • Estacionamento da Ameixoeira | 489 lugares
  • Estacionamento da Avenida de Pádua | 248 lugares

Como ter acesso gratuito?

Na primeira utilização, o titular do Cartão navegante® previamente carregado com passe válido, deve dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para registar o respetivo cartão no sistema, preenchendo um formulário.
Bastará preencher o formulário de adesão uma única vez.

Como renovar o acesso?

No início de cada mês, será necessário renovar o direito de acesso gratuito ao Parque navegante®, devendo comprovar que tem passe válido para o mês em questão. Para tal, deverá dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para validar o carregamento mensal.

Como posso comprovar que tenho o passe carregado?

O utilizador deverá descarregar a App navegante® e ler o cartão, comprovando que tem título válido para aquele mês.

Horário

Os utilizadores do Cartão navegante® que tenham passe navegante® válido podem permanecer gratuitamente nos estacionamentos referenciados 7 dias por semana durante o período compreendido entre as 7h30 e as 21h00. Fora deste período, será cobrado o valor de tabela.

Mais informações no site Navegante

O cartão Navegante tem uma garantia de 2 anos, a partir da data de emissão, contra avarias elétricas e defeitos de fabrico.

Poderá solicitar uma guia de substituição nos Gabinetes de Apoio ao Cliente situados nas Estações do Rossio e Cais do Sodré, se estiverem reunidas as seguintes condições:

Avaria

  • O título de transporte ter sido adquirido na CP ou numa caixa ATM.
  • Apresentar o original do talão de carregamento do título de transporte.
  • Apresentar um novo cartão Navegante ou fazer prova da requisição do novo cartão, através do talão de entrega.

Extravio 

  • O título de transporte ter sido adquirido na CP ou numa caixa ATM.
  • Apresentar o original do talão de carregamento do título de transporte.
  • Apresentar um novo cartão Navegante ou fazer prova da requisição do novo cartão, através do talão de entrega.